LEGUMINOSA - VOCÊ SABE O QUE É ?



Você sabe o que são leguminosas? Para que servem? O quanto devemos comer por dia?

As leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim. Este grupo alimentar deve fazer parte do seu cardápio diariamente. De acordo com a pirâmide alimentar, devemos comer uma porção deste grupo alimentar todos os dias.

Este grupo alimentar é fonte de proteínas vegetais e apresenta em sua composição carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de colesterol e sódio.


Embora as leguminosas possuam grande quantidade de ferro, um mineral importantíssimo para o corpo humano, o ferro presente nos alimentos deste grupo alimentar é de baixa disponibilidade, sendo indicado consumi-los em conjunto algum alimento, fonte de vitamina C (frutas cítricas, como: laranja, acerola, morango, goiaba, etc.), para que assim aumente absorção deste mineral.

As leguminosas possuem fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, este grupo alimentar tem baixo índice glicêmico, o que indica mais saciedade.

Podemos encontrar também nas leguminosas, principalmente na soja, as isoflavonas, substância antioxidante, que como revelam alguns estudos, podem reduzir os níveis de colesterol, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e equilibrar o hormônio feminino estrógeno, minimizando os sintomas da menopausa.

Saiba a seguir, um pouco mais sobre cada leguminosa:

Feijão: há muitos tipos de feijões, entre eles podemos citar: feijão-de-corda, feijão preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde e outros. Podem ser preparados como saladas, massa para acarajé, feijoada, apenas cozidos e acompanhados de o arroz tradicional, tornando-se uma mistura muito nutritiva. O valor calórico deste grão pode variar, de acordo com o tipo de feijão e a preparação.

Lentilha: a lentilha é um grão muito saboroso, mas é muito importante ter cuidado com os ingredientes utilizados em sua preparação culinária, pois muitos acrescentam paio, lingüiça, bacon, tornando-a um prato muito calórico. Pode ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou em sopas. Uma concha média de lentilha cozida fornece 105 kcal.

Grão-de-bico: este grão pode ser consumido como salada, acrescentado em cozidos, sopas, etc. Uma colher de sopa do grão-de-bico cozido fornece aproximadamente 30 kcal.

Soja: atualmente este é o grão mais estudado por muitos pesquisadores, pois possui inúmeras propriedades funcionais. Pode ser consumido como salada, acrescentado em sopas, cozidos, torrado, etc. Sua farinha pode ser ingredientes de bolos, tortas e biscoitos. A partir do grão podemos ter os seus derivados, como extrato leitoso (conhecido como leite de soja), queijo, farinha, proteína texturizada, conhecida como carne de soja, etc. Uma colher de sopa do grão cozido fornece em média 32 kcal.

Ervilha: pode ser consumida seca ou verde; temos ainda ervilha em vagem conhecida como ervilha torta e a ervilha em grão. Encontramos em forma de salada, em recheios de forma geral, em omeletes, sopas e cremes, etc. Uma colher de sopa da ervilha em grão tem em média 18 kcal e 1 colher de sopa da ervilha em vagem cozida fornece 43 kcal.

Fava: também conhecida como feijão-fava, quando verde é considerada uma hortaliça, depois de seca é uma leguminosa. É utilizada para o preparo de saladas ou acompanhada de arroz e cozida. Uma colher de sopa tem aproximadamente 67 kcal.

Amendoim: apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, apresenta maior teor de gordura, por isso, muito cuidado na quantidade a ser consumida. Utilizado em muitas preparações, como pé-de-moleque, paçoca, torrado salgado e doce, pasta, acrescido no frango xadrez, vatapá, cozidos e outras preparações. Uma colher de sopa de amendoim inteiro, cru tem em média 112 kcal.

Agora que você já conhece um pouco de cada leguminosa e suas propriedades, consuma todos os dias e varie bastante nos tipos e preparações, elaborando sempre pratos saudáveis e equilibrados.

FONTE: AQUI 


Leia Mais ►

O QUE É U.U ?




u.u é um emoticon muito usado nas redes sociais que significa indiferença, desdém, deboche ou altivez.
Os emoticons são fenômenos de popularidade na internet. Um emoticon é uma forma de comunicação paralinguística, e consiste em um termo formado pela união de duas palavras em inglês: emotion (que significa emoção em português) e icon (que significa ícone).
Em muitas ocasiões eles são conhecidos como "smileys" (palavra derivada de smile, que significa sorriso).
Os smileys ou emoticons servem para representar ou transmitir o estado emocional ou psicológico de quem os utiliza, sendo demonstrações de uma determinada expressão facial.
No caso concreto do u.u, as letras "u" representam olhos fechados, como expressão de alguém que sente tédio ou que se considera superior, não tendo interesse pelo que a outra pessoa está dizendo.
A correspondência textual desse emoticon seria "tsc tsc", "humpf" ou "afff". De igual forma, o u.u pode substituir a frase "Não estou nem aí para você!" ou "Que se dane"!

Leia Mais ►

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ESSE BURAQUINHO NO CADEADO?




Eis que desvendaremos mais um dos grandes mistérios que existem no mundo.
O quanto é útil para você saber da informação a seguir? Bom, o mesmo tanto que é útil utilizar o cadeado para trancar o portão de sua casa, por exemplo.

Tenho certeza que a primeira coisa que veio a sua cabeça é 'ah esse buraquinho serve para enfiar um grampo ali e ele abrirá o cadeado'. ERROU!
Cadeados devem trancar, trazer segurança. Se você coloca um cadeado no portão de casa e ele possui um buraquinho onde você possa abri-lo com um grampo, que tipo de proteção ele lhe garante? Nenhuma.

Fomos atrás de descobrir para que serve então.
Na verdade este pequeno buraquinho é bastante necessário, ele é responsável por lubrificar as engrenagens do cadeado e também serve como uma espécie de ralo, já que os cadeados costumam ficar no tempo e quando chove é preciso que a água escorra por algum lugar.
Se não houvesse este pequeno furinho ali, é muito provável que seu cadeado travasse e não pudesse mais abrir.

Uma curiosidade: o cadeado foi uma invenção que surgiu antes mesmo de Jesus.Teodoro de Samos foi quem criou. Será que ele imagina que muitos anos depois isso poderia nos ajudar a evitar crimes?

Fonte: Aqui


Leia Mais ►

Complô


Substantivo masculino
Trama secreta combinada entre diversos indivíduos
contra uma autoridade, um personagem público, uma
instituição etc.
Qualquer projeto tramado secretamente entre duas ou
mais pessoas.
Leia Mais ►