O descritor de implantação: web.xml

Os aplicativos web em Java usam um arquivo descritor de implantação para determinar como os URLs farão o mapeamento para os servlets, quais URLs exigirão autenticação e outras informações. Esse arquivo é chamado web.xml e fica armazenado no WAR do aplicativo no diretório WEB-INF/. web.xml faz parte da norma de servlet para aplicativos web.

Sobre os descritores de implantação

O descritor de implantação de um aplicativo web descreve as classes, os recursos e a configuração do aplicativo e como eles serão usados pelo servidor web para atender às solicitações da web. Quando o servidor web recebe uma solicitação do aplicativo, ele usa o descritor de implantação para mapear o URL da solicitação para o código que deve processá-la.

O descritor de implantação é um arquivo chamado web.xml. Ele fica armazenado no WAR do aplicativo no diretório WEB-INF/. É um arquivo XML cujo elemento raiz é <web-app>.

Veja a seguir um exemplo simples deweb.xml que mapeia todos os caminhos de URL (/*) para a classe de servlet mysite.server.ComingSoonServlet:

<web-app xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/javaee" version="2.5">
    <servlet>
        <servlet-name>comingsoon</servlet-name>
        <servlet-class>mysite.server.ComingSoonServlet</servlet-class>
    </servlet>
    <servlet-mapping>
        <servlet-name>comingsoon</servlet-name>
        <url-pattern>/*</url-pattern>
    </servlet-mapping>
</web-app>
Leia Mais ►

ETL

A sigla em inglês representa a junção de três palavras:

Extrair, Transformar e Recarregar

ETL, do inglês Extract Transform Load (Extração Transformação Carga), são ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformação desses dados conforme regras de negócios e por fim a carga dos dados geralmente em um Data Mart e um Data Warehouse, porém nada impede que também seja para enviar os dados para um determinado sistema da organização. A extração e carga são obrigatórias para o processo, sendo a transformação/limpeza opcional, mas que são boas práticas, tendo em vista que os dados já foram encaminhados para o sistema de destino. É considerada uma das fases mais críticas do Data Warehouse e/ou Data Mart.

Os projetos de data warehouse consolidam dados de diferentes fontes. A maioria dessas fontes tendem a ser bancos de dados relacionais ou arquivo de texto (texto plano), mas podem existir outras fontes. Um sistema ETL tem que ser capaz de se comunicar com as bases de dados e ler diversos formatos de arquivos utilizados por toda a organização. Essa pode ser uma tarefa não trivial, e muitas fontes de dados podem não ser acessadas com facilidade.

Algumas das ferramentas conhecidas de ETL são IBM InfoSphere DataStage , Informática Power Center, Business Objects Data Integrator , Data Transformation Services entre outras.

Wikipedia.org
Leia Mais ►