O descritor de implantação: web.xml

Os aplicativos web em Java usam um arquivo descritor de implantação para determinar como os URLs farão o mapeamento para os servlets, quais URLs exigirão autenticação e outras informações. Esse arquivo é chamado web.xml e fica armazenado no WAR do aplicativo no diretório WEB-INF/. web.xml faz parte da norma de servlet para aplicativos web.

Sobre os descritores de implantação

O descritor de implantação de um aplicativo web descreve as classes, os recursos e a configuração do aplicativo e como eles serão usados pelo servidor web para atender às solicitações da web. Quando o servidor web recebe uma solicitação do aplicativo, ele usa o descritor de implantação para mapear o URL da solicitação para o código que deve processá-la.

O descritor de implantação é um arquivo chamado web.xml. Ele fica armazenado no WAR do aplicativo no diretório WEB-INF/. É um arquivo XML cujo elemento raiz é <web-app>.

Veja a seguir um exemplo simples deweb.xml que mapeia todos os caminhos de URL (/*) para a classe de servlet mysite.server.ComingSoonServlet:

<web-app xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/javaee" version="2.5">
    <servlet>
        <servlet-name>comingsoon</servlet-name>
        <servlet-class>mysite.server.ComingSoonServlet</servlet-class>
    </servlet>
    <servlet-mapping>
        <servlet-name>comingsoon</servlet-name>
        <url-pattern>/*</url-pattern>
    </servlet-mapping>
</web-app>

Nenhum comentário:

Postar um comentário